sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Por que procurar um psicólog@?



São inúmeros os motivos que levam o indivíduo a procurar um psicólogo para si mesmo, para seus filhos ou conhecidos. Assim como se busca um dentista quando se está com alguma dor de dente, o psicólogo deve ser procurado quando algo não está bem emocionalmente, quando se precisa de ajuda para lidar com as emoções e conflitos psicológicos.

A diversidade de questões que podem ser trazidas pelo paciente à clínica é infinita. Alguns exemplos comuns são a ansiedade, as angústias, medos, problemas de relacionamento, depressões e tantas outras dificuldades que prejudicam a pessoa de levar uma vida saudável. Na pressa do cotidiano não conseguimos parar para refletir sobre nós mesmos, nossa vida, atitudes e decisões que nos guiaram a estar onde estamos e da forma como nos encontramos. E por mais que paremos para pensar, deparamo-nos com problemas e muitas vezes com a incapacidade para lidar com eles.

A psicoterapia é um processo conjunto de construção e enfrentamento dessas questões que incomodam. Procurar por ajuda do psicólogo é um sinal de coragem e maturidade, afinal, o processo nem sempre é prazeroso e as mudanças são difíceis! Mesmo assim, em determinados casos se tornam necessárias.

O termo Psicologia significa o estudo da alma e essa ciência se propõe a estudar e a compreender o ser humano em sua essência com todas as peculiaridades de sentimentos, desejos, razões, emoções, instintos e suas interações consigo mesmo, com o ambiente e com o próximo. Analisa-se sem julgar cada paciente em sua imensa singularidade e subjetividade.

Deste modo, optar por fazer psicoterapia é optar por cuidar de si mesmo, de suas emoções e de lidar com verdades, destinando um tempo somente a você, que está buscando investir em qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário